Festa da Imaculada Conceição
Hoje celebramos a festa de N. Sra. Imaculada, a Mãe de Jesus que Deus . Jesus quis que Maria não tivesse pecados e que fosse modelo para todos nós.
1ª Leit. Fala-nos da história do pecado. O autor inspirado entendia explicar-nos o estado de inclinação ao pecado em que todos nós vivemos e do qual fazemos exeriência todos os dias.
2ª Leit. São Paulo descreve a situação em que os homens são convidados a viver: santos e sem pecados, isto é como Maria Imaculada.
O projeto original de Deus
“Em X.to Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo para que sejamos santos e irrepreensíveis…para sermos seus filhos adotivos por obra de Jesus Cristo” (2ª Leit).
Deus porém nos deixou com plena liberdade e então o homem modificou seu projeto. É a história de Adão e Eva, síntese da história da humanidade. O homem diante de Deus com sua liberdade, o maior dom que ele recebeu e que não soube usar. Porque somos inteligentes, livres e volitivos temos a capacidade de responder SIM ou Não a Deus.
Em todas as nossas celebrações eucarísticas N. Senhora está sempre presente. Hoje, dia de sua Imaculada Conceição, essa presença é diferente, pois ela é de certo modo ocasião e fim de nossa celebração.
A Eucaristia de hoje é uma “ação de graças”. Uma dupla ação de graças: primeiro agradecemos a Deus pelas grandes coisas que Ele fez em Maria e segundo agradecemos a Nossa Senhora pelas grandes coisas que Ela fez e faz por cada um de nós. O Salmo responsorial lembra-nos que “Maria é uma maravilha do amor de Deus”!
Estes motivos, por si sós, já são mais que suficientes para que não deixemos que esta festa seja apenas uma celebração externa dos privilégios de Nsa. Senhora, mas a través de seu exemplo nos leve cada vez mais a nos aproximarmos dela e de seu Filho Jesus.
Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário