terça-feira, 30 de julho de 2013

SOBRE O PAI NOSSO, A ORAÇÃO DO SENHOR


Lc 11, 1-13 – O Pai Nosso: “Senhor, ensina-nos a rezar”
A Liturgia de hoje mostra-nos uma das mais importante páginas do Evangelho: o Pai Nosso.
1. Nos primeiros tempos o Pai Nosso era uma oração secreta da fé cristã, somente  apresentada aos Catecúmenos na véspera do batismo, juntamente com a explicação sobra a Eucaristia. Quem o recebia guardava as palavras como relíquia e esperava com ansiedade o  momento apos o batismo  para pronunciá-las pela primeira vez. O recém batizado, apresentado pela mãe aos demais cristãos, levantava os braços ao céu e pela primeira vez exclamava “Pai”.
Acho interessante lembrar este fato, pois de repente nós banalizamos o Pai Nosso ou o rezamos mecanicamente sem refletir no mistério que ele encerra, nas verdades teológicas contidas e suas palavras. Esquecemos que são palavras saídas da boca de Deus e que nos ao rezarmos estamos retornando-as aos seus ouvidos. Precisamos resgatar a sublimidade misteriosa desta prece, a Oração do Senhor Jesus.
2. Os discípulos vendo como Jesus rezava concluíram que jamais eles tinham realmente rezado.
Tiveram um grande desejo de aprenderem a rezar e Jesus lhes deu sua mesma oração. O Pai Nosso é a oração do Chefe que se difunde por todos os membros, que foram o Corpo  que é a Igreja. É como uma enorme  onde que nasce na Oração do Senhor, difunde-se pelos séculos, cada vez mais se avolumando. É um tsunami que cresce cada vez mais dependendo de cada cristão.
Semelhança entre o Pai Nosso e a Eucaristia. Na Eucaristia o Cristo se entrega ao Pai pelos homens, serve está presente nomeio da humanidade, apresentando-a ao Pai. Eu estou no meio de vós como Aquele que serve (Lc 22,27). No Pai Nosso a presença de Jesus se perpetua em meios aos cristãos, através de sua Oração. Eu estou no meio de vós como Aquele que ora.
Na Eucaristia há uma comunhão,  comum união no Corpo de Cristo. No Pai Nosso uma comunhão através da Oração do Senhor.
O Pai Nosso é o Evangelho resumido que brotou da boca D`Aquele que é o Evangelho em pessoa.

Ø Como rezo o Pai Nosso?
Ø Meu espírito, minha inteligência estão convencidos, abertos para recenhecerem que são palavras do próprio Deus?
Ø Procuro, como os discípulos, pedir ao Senhor que me ensine a rezar?












Nenhum comentário:

Postar um comentário