domingo, 1 de dezembro de 2013

Primeiro Domingo do Advento

1o Domingo de Advento

Começa o novo ano da Igreja. A cor violeta dos paramentos indica que entramos em um tempo de ESPERANÇA E PREPARAÇÃO. São 4 semanas em que nos recolhemos espiritualmente e procuramos nos renovar interiormente. Preparamo-nos para o Natal, para o encontro com o Senhor que vem.
Neste tempo escutaremos as vozes dos antigos profetas que preanunciavam o Messias. Compartilharemos as esperanças dos justos de Israel. Refletiremos sobre o Amor do Pai que nos entregou seu Filho. Procuraremos limpar nosso coração dos obstáculos, dos pecados que impedem de acolhermos plenamente o Senhor.
1a L> Jeremias (655 a C) nos apresenta o futuro Messias: sua Missão é trazer a justiça sobre a terra.
2a L> Paulo se dirige aos Cristãos de Tessalônica exortando-os a crescerem sempre mais no espírito do Senhor com um comportamento digno dos discípulos de Jesus.
Ev> Advento: tempo em que esperamos a vinda do Senhor. Se o Senhor já veio, que sentido tem esperá-Lo novamente?  
Refletindo um pouco mais atentamente descobriremos que Jesus se apresenta em pelo menos três ocasiões em nossa história humana.
1a Antes de tudo na Criação: o Verbo,  a Palavra de Deus se apresentou na origem da Criação (Tudo oi feito por Ele e sem Ele nada se fez. Jô 1, 3ss).
2a O Verbo se encarna no coração da história: nasce em Belém. É algo tão grandioso que a história passou a dividir-se em antes e depois de Cristo.
3a  Ele mesmo disse que voltará no fim dos tempos. Virá  concluir a história humana, recolher no seu Reino todos os que tiveram boa vontade em acolher sua mensagem. Então todos serão apresentados ao Pai.

Ø  Qual então nossa preocupação maior neste tempo de Advento?
-       Em primeiro lugar comemorarmos, revivermos o momento da entrada do Salvador na história (há 2013 anos atrás).
-       Depois pensarmos na sua vinda no fim dos tempos. Prepararmo-nos para ela. Deste modo descobriremos que nossa vida de Cristãos se desenvolve em dois tempos: entre a 1a VINDA e a 2a VINDA de Cristo.
O Advento é por conseguinte o Tempo que a Igreja nos propõe para programar nossa vida à LUZ DE CRISTO.
Como viveremos então este Tempo? Paulo diz na 2a L: o Senhor vos faça crescer no amor mútuo para com todos.
O Cristão é o homem das três virtudes teologais: a FÉ que olha para o menino de Belém e diz: é o Filho de Deus e se fez homem por nós; a ESPERANÇA que espera pelo fim dos tempos e deseja encontrar-se entre aqueles que são amigos de Jesus; a CARIDADE, o Cristão vive o tempo que lhe foi concedido realizando o Amor pra com Deus e para com seus irmãos.
Seremos cada vez mais cristãos à medida em que praticarmos as três virtudes cardeais: fé, esperança e caridade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário