quinta-feira, 1 de setembro de 2011

NOSSAS RIQUEZAS ENTREGUES A PREÇO DE BANANAS



Nióbio, o metal que só o Brasil fornece ao MUNDO


Uma riqueza que o povo brasileiro desconhece, e tudo fazem para que isso continue assim.
Recebemos  do comentarista Mário Assis Causanilhas este artigo sobre o nióbio, sem a menção do órgão de comunicação, site ou blog de onde foi extraído. Por sua importância, decidimos postá-lo aqui na Tribuna da Imprensa, para conhecimento de nossos comentaristas e leitores. (Carlos Newton, editor do blog)
Júlio Ferreira
A cada vez mais no dia-a-dia, o tema é abordado em reportagens nas mídias escrita e televisiva, chegando a já ser alarmante. Como é possível que metade da produção brasileira de nióbio seja subfaturada “oficialmente” e enviada ao exterior, configurando assim o crime de descaminho, com todas as investigações apontando de longa data, para o gabinete presidencial?
Como é possível o fato do Brasil ser o único fornecedor mundial de nióbio (98% das jazidas desse metal estão aqui), sem o qual não se fabricam turbinas, naves espaciais, aviões, mísseis, centrais elétricas e super aços; e seu preço para a venda, além de muito baixo, seja fixado pela Inglaterra, que não tem nióbio algum?
EUA, Europa e Japão são 100% dependentes do nióbio brasileiro. Como é possível em não havendo outro fornecedor, que nos sejam atribuídos apenas 55% dessa produção, e os 45% restantes saíndo extra-oficialmente, não sendo assim computados.
Estamos perdendo cerca de14 bilhões de dólares anuais, e vendendo o nosso nióbio na mesma proporção como se a Opep vendesse a 1 dólar o barril de petróleo. Mas petróleo existe em outras fontes, e o nióbio só no Brasil; podendo ser uma outra moeda nossa. Não é uma descalabro alarmante?
O publicitário Marcos Valério, na CPI dos Correios, revelou na TV para todo o Brasil, dizendo: “O dinheiro do mensalão não é nada, o grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio”. E ainda: “O ministro José Dirceu estava negociando com bancos, uma mina de nióbio na Amazônia”.
Ninguém teve coragem de investigar… Ou estarão todos ganhando com isso? Soma-se a esse fato o que foi publicado na Folha de S. Paulo em 2002: “Lula ficou hospedado na casa do dono da CMN (produtora de nióbio) em Araxá-MG, cuja ONG financiou o programa Fome Zero”.
As maiores jazidas mundiais de nióbio estão em Roraima e Amazonas (São Gabriel da Cachoeira e Raposa – Serra do Sol), sendo esse o real motivo da demarcação contínua da reserva, sem a presença do povo brasileiro não-índio para a total liberdade das ONGs internacionais e mineradoras estrangeiras.
Há fortes indícios que a própria Funai esteja envolvida no contrabando do nióbio, usando índios para envio do minério à Guiana Inglesa, e dali aos EUA e Europa. A maior reserva de nióbio do mundo, a do Morro dos Seis Lagos, em São Gabriel da Cachoeira (AM), é conhecida desde os anos 80, mas o governo federal nunca a explorou oficialmente, deixando assim o contrabando fluir livremente, num acordo entre a presidência da República e os países consumidores, oficializando assim o roubo de divisas do Brasil.
Todos viram recentemente Lula em foto oficial, assentado em destaque, ao lado da rainha da Inglaterra. Nação que é a mais beneficiada com a demarcação em Roraima, e a maior intermediária na venda do nióbio brasileiro ao mundo todo. Pelo visto, sua alteza real Elizabeth II demonstra total gratidão para com nossos “traíras” a serviço da Coroa Britânica. Mas, no andar dessa carruagem, esse escândalo está por pouco para estourar, afinal, o segredo sobre o nióbio como moeda de troca, não está resistindo às pressões da mídia esclarecida e patriótica.
               admin | Geral | 34 comentários |       
34 comments to Nióbio, o metal que só o Brasil fornece ao mundo. Uma riqueza que o povo brasileiro desconhece, e tudo fazem para que isso continue assim.
      
       Francisco Coracir Brasília-DFabril 20th, 2011 at 13:12 
Caro jornalista,
Não precisa acreditar nas palavras do senhor Júlio Ferreira.
Basta pegar uma mapa de geologia do Brasil (tem disponível na internet. Ou compre um livro mesmo!) e colocasr sobre outro mapa do Brasil que mostre a posição das reservas indígenas!
Você verá que essas reservas e as jazidas minerais mais importantes ficação sobrepostas…
Eu mesmo fiz a experiência, confirmando que os nossos índios ESTÃO MAIS INTERESSADOS NO SUBSOLO DO QUE EM TERRAS!
Abraços.

      
       joabril 20th, 2011 at 13:51 
Ora, que esperar de um pelego de sindicato? Um arroto de bêbado como presidente faria o que? Se fosse a oposição, os vagabundos burgueses da UNE, MST e CUT estariam nas ruas querendo derrubar o governo!!

      
       José Antonioabril 20th, 2011 at 14:40 
Isso é do tempo do Lula. E agora, continua? Aliás quem é Julio Ferreira? Qual a fonte? Midia escrita e televisiva é muito vago. Só se ele considera esses blogs que qualquer um faz como mídia.

      
       josé ranulpho tostesabril 20th, 2011 at 15:29 
Esse assunto merece ser bem estudado.Os números que encontrei,citam cerca de 350 ONGs estrangeiras atuando na Amazônia.Nenhuma no nordeste.É muita ONG para pouco índio.Que casualmente estão sobre grandes reservas minerais.
Estamos indefesos.

      
       Paulo Peresabril 20th, 2011 at 16:19 
Além do NIÓBIO, principal matéria prima para o
funcionamento de computadores, temos tudo de que o mundo precisa e que nele está em extinção: água, petróleo, clima favorável o ano inteiro para plantação, etc. Razão pela qual, existem várias ONGS querendo ajudar o índio no pais, mormente, na Amazônia onde o poeta explica melhor neste versos. 
SAGA DA AMAZÔNIA
(Vital Farias)
Era uma vez na Amazônia a mais bonita floresta
mata verde, céu azul, a mais imensa floresta
no fundo d’água as Iaras, caboclo lendas e mágoas
e os rios puxando as águas
Papagaios, periquitos, cuidavam de suas cores
os peixes singrando os rios, curumins cheios de amores
sorria o jurupari, uirapuru, seu porvir
era: fauna, flora, frutos e flores
Toda mata tem caipora para a mata vigiar
veio caipora de fora para a mata definhar
e trouxe dragão-de-ferro, pra comer muita madeira
e trouxe em estilo gigante, pra acabar com a capoeira
Fizeram logo o projeto sem ninguém testemunhar
pra o dragão cortar madeira e toda mata derrubar:
se a floresta meu amigo, tivesse pé pra andar
eu garanto, meu amigo, com o perigo não tinha ficado lá
O que se corta em segundos gasta tempo pra vingar
e o fruto que dá no cacho pra gente se alimentar?
depois tem o passarinho, tem o ninho, tem o ar
igarapé, rio abaixo, tem riacho e esse rio que é um mar
Mas o dragão continua a floresta devorar
e quem habita essa mata, pra onde vai se mudar???
corre índio, seringueiro, preguiça, tamanduá
tartaruga: pé ligeiro, corre-corre tribo dos Kamaiura
No lugar que havia mata, hoje há perseguição
grileiro mata posseiro só pra lhe roubar seu chão
castanheiro, seringueiro já viraram até peão
afora os que já morreram como ave-de-arribação
Zé de Nata tá de prova, naquele lugar tem cova
gente enterrada no chão:
Pos mataram índio que matou grileiro que matou posseiro
disse um castanheiro para um seringueiro que um estrangeiro
roubou seu lugar
Foi então que um violeiro chegando na região
ficou tão penalizado que escreveu essa canção
e talvez, desesperado com tanta devastação
pegou a primeira estrada, sem rumo, sem direção
com os olhos cheios de água, sumiu levando essa mágoa
dentro do seu coração
Aqui termina essa história para gente de valor
prá gente que tem memória, muita crença, muito amor
prá defender o que ainda resta, sem rodeio, sem aresta
era uma vez uma floresta na Linha do Equador…
Fonte: LP Sagas Brasileiras

      
       Judith Imbassahyabril 20th, 2011 at 17:01 
O NIÓBIO É NOSSO ! ESSAS TERRAS CHAMADAS RICAS ! Os estrangeiros irão levar toneladas, como sempre, e nós aqui, com cara de ” Sá Mariquinha, cadê o frade ?”

      
       josé ranulpho tostesabril 20th, 2011 at 17:57 
Para quem duvida da importância do Nióbio,o Wikileaks demontra que não.Um memorando de Hillary Clinton,cita as minas de Araxá(grupo Moreira Sales;essa mina supre o mundo.Outras reservas são de Catalão,Goiás e Raposa Serra do Sol)como um das 300 locais de maior interesse estratégico no mundo(para os Est. Unidos).Nem o pré sal foi mencionado.http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/12/07/wikileaks-locais-no-brasil-estrategicos-para-os-eua-347079.asp
Questão importantíssima para quem puder investigar.

      
       Roberto Iliaabril 20th, 2011 at 19:49 
A bem da verdade factual é necessário registrar o seguinte fato: em 1997, FHC, então presidente da república, tentou vender a jazida de nióbio de São Gabriel da Cchoeira – AM por 600 mil reais, sendo que a jazida (ela sozinha suficiente para abastecer todo o consumo mundial de nióbio por 1.400 anos) havia sido avaliada pela CPRM em Um Trilhão de dólares! Tal ação lesa-pátria foi impedida por um grupo de militares nacionalistas, especialmente o almirante Roberto Gama e Silva… Essa é apenas mais uma das incríveis histórias do imbroglio nióbio…

      
       Helio Fernandesabril 20th, 2011 at 19:52 
Roberto, você tem muito conhecimento do assunto nióbio. por que não escreve um artigo e nos manda?
Abs.
Carlos Newton, editor do Blog

      
       oliveiraabril 20th, 2011 at 20:02 
José Dirceu
Vitória do PT derrota Alckmin e tucanos
Publicado em 20-Abr-2011
Desta vez não teve jeito, o governador Geraldo Alckmin e sua maioria tucana e aliada na Assembléia Legislativa caíram do cavalo. Por decisão da Justiça estão suspensas as 5 CPIs fajutas que o Executivo requereu e aprovou instalação no Legislativo, dentre as quais Comissões como as da Dentadura (para discutir implantes dentários) e de Proveta (para investigar planos de saúde).
As CPIs fajutas são manobra flagrante do governo e maioria tucanas e aliada para impedir a instalação de CPIs sérias e temidas pelos tucanos, como as que foram estudadas e propostas pelo PT e oposição para questões como o Rodoanel, as obras de Calha do Rio Tietê, o escandaloso número de pedágios e os valores escorchantes por eles cobrados nas rodovias do Estado e denúncias de pagamento de propina a integrantes do governo e do PSDB paulista pela multinacional Alstom.
Pelo regimento interno da Casa apenas 5 CPIs podem funcionar simultaneamente – o PSDB havia protocolado sozinho uma dúzia de pedidos atravancando e impedindo novas comissões até o final deste ano. Há 30 anos, os tucanos e aliados à frente do governo do Estado, fazem isto.
Manobra desta vez não deu certo

      
       Carlo Germaniabril 20th, 2011 at 20:16 
Mario Assis e Julio Ferreira,
Na verdade o que teve de crimes de lesa-pátria na Era FHC
e especialmente na Era Lula,transcende qualquer lógica.
Lula,para ser o escolhido pelo governo oculto mundial (dinastias de megabanqueiros internacionais,com a dinastia Rothschild na proa),entregou ocultamente o patrimônio do país,principalmente na área mineral.
Em outras áreas como o ETANOL,mais de 40% está nas mãos de
multinacionais como Shell e BP.
Que República!

      
       homeroabril 20th, 2011 at 22:09 
alguem conhece o mangue, a casa da mae joana. É aqui.
Viva a esculhambação
Um país tao rico e tao sem vergonha.

       VOCÊ SABE O QUE É NIÓBIO? « BLOG DO CorreiaNeles!abril 20th, 2011 at 22:17 
[...] Esta matéria foi enviada através do meu e-mail correia2012@gmail.com pelo colaborador do Blog Dr. Roberto Oliveira, que é Engenheiro [...]

      
       Antonio Santos Aquinoabril 21st, 2011 at 10:15 
Mário Assis e Júlio Ferreira, não vou desmentir que não existam minas de nióbio em São Gabriel da Cachoeira e na Raposa Serra do Sol. Atenho-me a lógica dos acontecimentos. Veja, em 1965 o governo Castelo Branco, permitiu a criação pelos americanos do Projeto Radam para fazer o mapeamento geológico da Amazônia. Feito o mapeamento, os americanos se fixaram no mangânes do Amapá, que foi levado quase todo para os EEUU.( Hélio Fernandes foi o único jornalista que, por anos a fio denunciou este crime). Pergunto. Porque os americanos,que naquele momento podiam exigir qualquer coisa dos militares que seriam atendidos, não quiseram explorar o nióbio? Li em reportagem que Dirceu quando era chefe da Casa Civil esteve negociando uma mina de nióbio com o banco envolvido no mensalão. (Escrevi uma carta sobre isso para o senador Demostenes Torres). Desculpem não acredito que o nióbio esteja sendo contrabandeado na Amazônia. Nióbio tem que ser beneficiado. Teria que ter um maquinário muito grande e sofisticado. Além de tudo, como seria transportado sem que ninguém visse? Seriam os índios por quilometros e quilometros, levando nos ombros? De canoa? Subindo a Serra de Tumucumaque? Perdoem, isso é excesso de imaginação. Verdade verdadeira é Lula ter se hospedado na casa do americano da CMN produtora de nióbio em Araxá-Minas Gerais. Reproduzo aqui “ipsis litteris” o que foi publicado pelo jornal “Tribuna da Imprensa” em 2002: Lula passou o final de semana na casa do empresário americano que explora o Nióbio em Araxá-MG. O general Durval Nery pergunta o que ficou combinado naquela noite? Esse é o Lula HOMEM DOS AMERICANOS, que muita gente finge não saber.

      
       João Magalhãesabril 28th, 2011 at 10:42 
Senhores, por favor… Antes de recomeçarmos essa discussão gostaria que todos dessem uma olhada em https://sistemas.dnpm.gov.br/publicacao/mostra_imagem.asp?IDBancoArquivoArquivo=3976 onde poderão saber a verdade sobre o nosso Nióbio. A empresa em questão chamada de CMN, que na verdade não existe é a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) que a muitos anos é de propriedade do grupo Moreira Salles, ou seja de americanos não tem nada, a CBMM é empresa tupiniquim mesmo! Isso sem contar o tanto que a empresa é uma “mãe” pra cidade de Araxá e sonho de emprego para quase todos daquela cidade.
Para se produzir Nióbio é necessária tanta energia elétrica além de outros insumos um tanto quanto complicados de se conseguir que com certeza deve ter inviabilizado a exploração dessa jazida no meio da floresta, isso sem contar a dificuldade de logística para exportação.
Nessa história toda só existe uma verdade, cerca de 94% do nióbio é exportado, e só 6% fica no Brasil, uma triste realidade das nossas usinas siderurgicas que teimam em fazer aços de qualidade inferior aos microligados.
Acho que está na hora das pessoas começarem a filtrar melhor as informações que lhes chegam, e principalmente, se é que quem escreveu isso é um jornalista (o que seria vergonhoso para a classe) avaliar melhor as suas fontes!

      
       REZENDEabril 28th, 2011 at 11:48 
Conversa fiada de aproveitadores preguiçosos e sem o que fazer! Vomitam informações sem o devido conhecimento! Gente que se aproveita da ingenuidade de muitos!
Procurem uma fonte segura!!
Realmente é muita ONG para poucas causas!!!

      
       Maltaabril 30th, 2011 at 8:16 
Meus amigos, estes desmandos com referência a nossos minerais ,não é de hoje. Vocês acham que o império britãnico foi alimentado por quem? Por nós , pela India,etc..A CBMM pertence,como não poderia ser diferente, a um banco;o Mereira Sales. A VALE tem outra grande fatia de seu capital pertencente ao Bradesco e por aí vai. E de onde provem os grandes lucros dos bancos? Das políticas dos juuros altos protagonizadas pelo governo (PSDB+PT). Porque o Lula num “Delirius trames”,entregou Roraima para os indios? Vão lá no fundo e vão achar um filho de alguem do governo.É UMA VERGONHA e
veem falar dos militares…Embora eles tambem tem culpa da entrega do nosso niobio.

      
       Kazuhiro Ueharamaio 22nd, 2011 at 21:05 
Produzido em forma de ferroniobio e exportado.
MATERIAL que entra na composição para produzir aços reflatário que são usados nas pontas de jatos supersonicos, misseis, foguetes, etc. Além de materiais oticos de altissimo grau, os aceleradores de partículas são produzidos com niobio, etc.

      
       Edmilsonjunho 26th, 2011 at 10:53 
OS DEZESSETE SEGUNDOS
Alguém se lembra de Enéas Carneiro? Ele se candidatou por três vezes à presidência. 1989, 1994 e 1998. (O primeiro mandato de Lula foi em 2003). Mas desde 1989, Enéas já falava em nióbio. Falava rapidinho e arrematava com o indefectível “Meu nome é Enéas”. Será que antes de todo mundo, ele já sabia do destino do nosso nióbio, e por isso lhe deram apenas dezessete segundos (1989) na propaganda eleitoral gratuita?

      
       ESTERjunho 26th, 2011 at 11:05 
ISSO É INTRIGA DA OPOSIÇÃO

      
       Leonardo Ximenesjulho 30th, 2011 at 14:41 
O Brasil eh o maior, mas nao o unico, fornecedor de Niobio no mundo. 7% das jazidas de minerais que contem a liga estao em Quebec, no Canada, o terceiro maior exportador de Niobio. Outros 18% sao encontrados em paises como Colombia, Australia, Russia, Malawi, Nigeria e R.D. do Congo.

      
       Eldir ribeiro dos santosagosto 11th, 2011 at 12:36 
A MATÉRIA É RELEVANTE,POIS MOSTRA QUE MESMO SENDO UM PAIS DEPENDENTE DE TECNOLOGIAS ESTRANGEIRAS TEMOS UM GRANDE POTENCIAL EM MATÉRIA PRIMA, QUE SE FOSSE BEM GERIDA AUMENTARIA MUITO PODER GEOPOLITICO DO BRASIL O QUE ME DEIXA TRISTE É QUE MAIORIA DOS CRITICOS SÃO SECTÁRIOS DE DIREITA FACÇÃO QUE O EX PRESIDENTE LULA ADERIU AO CHEGAR AO PODER,FICO POR AQUI, PORQUE ANTES DE FAZER UMA CRITICA AO ASSUNTO DEVO ME INTEIRAR-SE DELE.

      
       Jader dos santos correiaagosto 13th, 2011 at 11:33 
Bando de vagabundos do congresso, ladrões malditos, quem é a Inglaterra para mandar na porra do Brasil? aquela desgraça não tem nada.

      
       Gabrielagosto 14th, 2011 at 14:50 
Gostei de saber, eu nunca tinha ouvido falar nessa materia.
infelizmente nosso país é uma vergonha nao fazem nada pra segurar nossas riquesas, essa lesbica da dilma também, eu ainda não vi ela progredir em nada até agora.
ela só fica numa boa por causa do Lula

       NIÓBIO – RIQUEZA QUE O BRASIL DESCONHECE » Admirável Mundo Bobo - Nada a declararagosto 16th, 2011 at 12:18 
[...] NIÓBIO – RIQUEZA QUE O BRASIL DESCONHECE ago162011 Deixe um Comentário Postado Por amstoy Tweet Nióbio, o metal que só o Brasil fornece ao mundo. Uma riqueza que o povo brasileiro desconhece, e … [...]

      
       Joséagosto 17th, 2011 at 10:35 
Não defendo ninguém. Mas como é que voces culpam os governos atuais se, por exemplo, os programas de pesquisas espaciais e produção de foguetes ocorrem ha mais de 50 anos.
Eles não usavam nióbio?
É falta de raciocínio culpar apenas os governos atuais. Pois, nestas mais de 5 décadas, passamos por diversos governos, militarismo etc. e ninguém fez nada.

      
       Jorge Carvalhoagosto 17th, 2011 at 13:50 
Não é hora mais de discutir de quem é a falcatrua, se do FHC ou do Lula, o importante é estancar a sangria, requerer o valor devido, mandar a Inglaterra, EUA, e demais países da europa, ásia, todos as Putas que os Pariu juntamente com suas Gangs, digo, Ongs. Partir para uma política arrojada, dá uma de doido, e eles vão todos sentar no colo do País, porque somos ricos em recursos minerais e pobres em recursos animais, racionais e políticos.

      
       Jorge Luizagosto 18th, 2011 at 11:20 
Ora amigos brasileiros, o que é que nos estamos fazendo? parados. Temos que agir definitivamente. É QUE O POVO BRASILEIRO É MUITO PACATO. E ONDE ESTÃO OS MILITARES?
O SUPREMO TRIBUNAL? A OAB?……………… O QUE FAZEM?
NOS SOMOS UM PAÍS QUE DESPERTOU O INTERÊSSE DO MUNDO, POIS NOS SOMOS AUTOS SUFICIÊNTES EM TUDO ( AGUA, PETROLEO,ALIMENTOS,AGRICULTURA, AGROPECUÁRIA, MINÉRIOS ETC…ETC…). PORÉM POR POLITICAS GOVERNAMENTAIS( DESISTERESSADAS) E ESTES POLÍTICOS CHUPINS E MAL INTENCIONADOS ( CLARO TEM EXCESSÕES)O DESENVOLVIMENTO REAL FICA EM SEGUNDO PLANO.
JA PENSARAM SE EXISTISSE AQUI UM HUGO CHAVES?
NÃO ADIANTE RECLAMARMOS, TEMOS E QUE AGIRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR. EM TODOS OS SENTIDOS.
A PROXIMA ELEIÇÃO ESTA PERTO. 
O brasileiro quer é emprego ( O GOVERNO ESCONDE )

      
       lourdes assadagosto 19th, 2011 at 12:16 
cade os representantes do povo?deveriam ser todos linchados,com lula puxando a fila.cambada de marginais….

      
       lourdes assadagosto 19th, 2011 at 12:20 
cade os defensores do povo…aqueles que nos elegemos?cambada de marginais…mas eles vão pagar.ajustça humana é falho,mas a divina nãotem erros….é viver pra ver….e adivinha quem vai puxar a fila……se prepare lula…e toda a sua corja de marginais.

      
       Lacanagosto 22nd, 2011 at 19:59 
Muita bobagem sobre o Nióbio.
A maioria das citações sobre o Nióbio são da mesma pessoa, provavelmente adepto da teoria da conspiração. O Nióbio é apenas um minério utilizado em ligas não ferrosos devido a sua propriedades antioxidante. O mundo não irá deixar de produzir ligas super resistentes se o Brasil resolver taxar o preço do Nióbio.
Quanto ao contrabando é normal no Brasil – temos contrabando de ouro, diamantes, aves, plantas etc.
É normal também no Brasil, políticos corruptos, governos lenientes, policiais bandidos etc.
–

      
       David Derikagosto 25th, 2011 at 14:22 
NIÓBIO, riqueza que é dada e contrabandeada aos estrangeiros a preço de banana. Assim como o Ouro De Serra Pelada, estão dando outro ouro brasileiro aos EUA, Japão e Europa. Lula e Dilma vocês falam de FHC e fazem a mesma coisa, tenham vergonha dessa cara de pau, distribuem o ouro para enriquecer seus bolsos e vem na televisão dizer que estão preocupados com o povo brasileiro. Deveríamos estar todos ricos agora, nesse exato momento, com trabalho e renda para todos. O minério de ferro que existe no Para dava para construir milhares de siderurgias no país. E agora com o NIÓBIO, deveria ser feito o mesmo, mais preferem vender a matéria prima bruta a preço de banana para agradar os países ricos e se manterem no poder, por que são eles que bancam as campanhas dos presidentes brasileiros. A sorte de vocês vossas excelências Presidentes, Senadores e Deputados e que não tenho voz o suficiente para gritar nesse imenso país, senão vocês já tinham sidos desmascarados. Agora sei por que toda CPI termina em Pizza, vocês todos estão no mesmo jogo. Para se ter ideia, na cidade de Araxá – Minas Gerais, onde se tem a maior reserva de NIÓBIO do Brasil, o prefeito atual foi eleito pela interessante e inusitada coligação de 14 partidos políticos. Vocês tem muita sorte desse povo brasileiro não se revoltar… Vão orando ai no congresso para isso não acontecer depois que souberem a verdade…

      
       FRANCISCO SALES N. DE SOUZAagosto 30th, 2011 at 12:12 
Senhores leitores da TRIBUNA DA IMPRENSA.COM.BR:
Mandei um questionamento para a OUVIDORIA DO SENADO, cuja resposta por e-mail, foi a seguinte:
Prezado senhor Francisco, 
Comunicamos o recebimento de sua mensagem enviada à Ouvidoria do senado Federal, a respeito da fixação do preço do Nióbio.
Em atenção ao seu questionamento, informamos que o Governo Federal, através do Ministério de Minas e Energia, irá enviar ao Congresso Nacional, em aproximadamente duas semanas, segundo informações do Ministro Edilson lobão, o novo Código de Mineração. Certamente o Nióbio receberá tratamento diferenciado na nova legislação.
Por enquanto, cabe ao Senado aguardar o envio da matéria e tão logo o projeto chegue a está Casa, será analisado pelos senadores e poderá ser acompanhado pela sociedade. 
A Ouvidoria do Senado agradece o seu contato. Estamos à disposição para acolher sua demanda, dentro da nossa competência regimental, sempre que julgar necessário. O exercício da cidadania se faz com ações como a sua.
Atenciosamente,
Assessoria Técnica da Ouvidoria do Senado Federal
Ouvidor-Geral Senador Flexa Ribeiro

      
       Durivalagosto 30th, 2011 at 16:38 
Quem puder, leiam sobre ongs, niobio etc no livro Mafia Verde (I) e (II) de Lorenzo Carrasco. Cuidados devem ser tomatos quanto alguns radicalismos.

Um comentário: