sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

História da Igreja de Jesus Cristo


HISTÓRIA DA IGREJA – III
P.  Antenor.

Sisma na Igreja: uma Cristandade dividida

Um das primeiras iniciativas dos Cardeais reunidos em Fondi foi corregir a Carta sobre a eleição “livre” de Urbano VI.  A expressão “livre”, segundo eles,  significava que suas correspondências estavam sendo controladas.
Catarina de Sena, diante do Cisma, escreve «Vós que nos destes a verdade, quereis agora esperimentar a mentira. Selastes a regularidade da eleição de Urbano com a solenidade da coroação, com o respeito que manifestastes ao papa, com as graças que lhe pedistes (…) Sois uns mentirosos e idólatras»[1].
O cisma apoiou-se em dois fatos: Urbano continuou tendo seus seguidores (Alemanha, Inglaterra) e Clemente teve o apoio de várias nações, como a França. Acresce ainda que ele era parente das grandes familias europeias. Assim sendo, a Comunidade Ocidental dividiu-se e em duas correntes, mais ou menos iguais, cada uma obedecendo a um Papa diferente. A história da Igreja de Jesus é engraçada. Aquí vemos  dois contendentes brigando para se apoderarem da Rocha de Pedro. Parece até que o fundador, por vezes, brinca com os homens para mostrar que eles não são de nada, se não estiverem apoiados na Pedra, Caminho, Verdade e Vida.



Tentativa de recurso à força

Alguns cismas tinham sido resolvidos pelas vias de fato, eliminando-se um dos dois rivais.  Urbano e Clemente pensaram também nessa possibilidade, ambos arregimentando forças para o intento. Não se resolvendo a situação pelas armas, Urbano VI, preocuado com sua segurança,  foge com sua Corte para Marselha e em seguida se refugia em  Avinhão (20 de junho de 1379). Embora naquela cidade francesa o Papa tivesse condições de algum tipo de administração, o local não passava de uma residência temporária de alguém seguido pela metada da comunidade cristã ocidental e cujo desejo constante era retornar a Roma.
Em Nápoles, a rainha Joana levada pela pressão popular, havia se colocado ao lado de UrbanoVI. Contrariando seus súditos, em Julho de 1379, passa a apoiar Clemente VII.  Dona de quatro matrimônios, mas sem filhos, adota um Clementino roxo, o Duque Luís de Angió,  como herdeiro de seu reino. Angió então estava na França, por causa da morte do irmão Carlos V. Só em 1382 organiza uma expedição contra a Itália.
Não consegue  resistir a Carlos de Durazzo, inimigo da rainha Joana e investido por Urbano VI como rei de Nápoles. As tropas de Carlos conquistam finalmente o reino napolitano, assassinando a rainha, fato corriqueiro naqueles tempos.
Rei  vencido era rei morto.

[ Próxima reportagem: Duas dinastias e dois papas].



[1] Paul Christophe.  La Chiesa…, p.348.

Nenhum comentário:

Postar um comentário