sábado, 2 de novembro de 2013

Comemorando os fiéis defuntos.


O2 de Novembro – Comemoração dos fiéis defuntos
Antenor de Andrade

Hoje toda a Igreja celebra os fiéis defuntos. As multidões dos filhos de Deus que já deixaram o tempo e entraram na eternidade. Homens e mulheres frágeis como todos nós chamados por Deus Criador para um único destino: vivermos eternamente com Ele.
Nesta ocasião, nosso pensamento volta-se em primeiro lugar para os que nos são caros, nossos pais que com tanta dedicação e amor cuidaram de nós. Eles que durante anos e anos conviveram conosco a quem amamos e por eles fomos amados. Hoje é um dia em que mais carinhosamente podemos visitar seus túmulos, rezar por eles, pedir que intercedam por nós diante de Deus.
Não apenas nossos genitores merecem essa nossa lembrança e as nossas preces. Há tantos outros parentes, amigos, benfeitores, conhecidos e não conhecidos. Todos como filhos de um único Pai merecem nossas considerações, pois todos formamos em Deus uma única família unida por Cristo. Por isso celebramos todos os fiéis defuntos.

Para nós cristãos o que é a morte?

Há alguns anos realizou-se na França uma enquete com a seguinte pergunta:
Para você o que é a morte?
Sabe-se que a França é um pais bastante descristianizado, laico. As respostas dadas à pergunta não foram diferentes. Vejamos:
-       8% declararam que não tinham opinião precisa sobre o que era a morte;
-       37% disseram que a morte era o fim de tudo. Depois nada mais existiria.
-       33% falaram de uma passagem para qualquer coisa que não sabiam o que seria. Somente quando chegássemos lá é que iríamos saber;
-        22% deram a resposta cristã. A morte para elas era a entrada na vida eterna.

A passagem para a vida eterna, quando saímos do Tempo para a Eternidade é para o discípulo de Cristo o acolhimento nos braços de Deus, onde com Ele, N. Senhora e Todos os Santos iremos  compartilhar eternamente de sua glória e de seu amor infinito. A Ressurreição do Senhor Jesus nos deu também a nossa ressurreição. Na glória de Deus encontraremos todos os que já passaram por onde nós hoje estamos caminhando. Somos romeiros no Tempo, rumando para a Eternidade.

O que alguns Cristãos disseram sobre a morte.

-       O Papa João XXIII: A morte é a passagem do apartamento de baixo para o de cima.
-       O Dominicano Pe. Antônio Sertillanges: Finalmente, ninguém morre, porque não se sai de Deus.
-       O compositor Charles Gounod: Morrer é deixar a existência para entrar na vida.
-       O Teólogo Karl Rahner: a morte é um tombo que a fé interpreta como uma queda nos braços de Deus vivente que se chama Pai.
-        S. João Crisóstomo: Não vos aflijais por quem morre. Seria um absurdo acreditar num Paraíso eterno e depois chorar por alguém vai para lá.
-       Santa Teresa de Lisieux: Eu não morro, entro na vida. Não é a morte que vem buscar-me. É o bom Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário