domingo, 3 de novembro de 2013

Um ótimo Domingo irmãs e irmãos


Festa de Todos os Santos
Uma homenagem em “honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos”. No fim do segundo século, os cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, achando que eles já estavam com Cristo no céu, oravam a eles para que intercedessem a seu favor. A comemoração regular começou quando, em 13 de maio de 609 ou 610 d C, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão — o templo romano em honra a todos os deuses — a Maria e a todos os mártires.“Os deuses romanos cederam seu lugar aos santos da religião vitoriosa”, O Cristianismo.
A data foi mudada para novembro quando o Papa Gregório III (731-741 DC) dedicou uma capela em Roma a todos os santos que passaram a ser homenageados em 1.° de novembro. A Festa de Todos os Santos é a festa dos amigos de Deus que viveram na fé, na esperança e na caridade e já se encontram vivendo na Luz do Senhor.
1a Leit. Uma multidão imensa aparece diante do trono de Deus. A veste branca que usam é símbolo da vitória sobre o mal. Os ramos nas mão são sinais da vitória sobre o mal e a morte.
2a leit. São João lembra-nos  que Deus nos ama como seus filhos e que no fim dos tempos manifestar-se-á a cada um de nós e nós o veremos como Ele é.
> Pode ser que alguns pensemos nos Santos com uma certa curiosidade e façmos façamos algumas perguntas como as que seguem.
1. Quantos são os santos? Na “Ladainha dos Santos” podemos contar apenas algumas dezenas. No “Calendário” algumas centenas. O elenco oficial da Igreja, o Martirológio uns são milhares. Na 1a Leit. S. João nos diz que são uma multidão imensa.
O que podemos dizer é que são santos “todos os que morreram na amizade com Deus”. Certamente haverá uma graduação entre eles: entre um mártir e um que conquistou o Céu no último momento da vida haverá diferença.
2. Como e onde estarão os Santos? Em nossas Igrejas vemos que eles estão pintados sobre as nuvens. Nada mais que fantasia de artistas. No Apocalipse: “estavam em pé, diante do Cordeiro (Cristo). O que seremos não foi ainda revelado (2a L). Como são os Santos é um mistério de Deus.  Onde estão? Dizemos que estão nos Céus. Dos astrônomos, dos astronautas? Os astrônomos dizem que o Universo se encontra em expansão há 1 8 bilhões de anos, desde a grande explosão inicial do Big Ben. E então, é esse o Céu dos Santos? Incomensurável, infinito (eviterno) como é, o Universo nada mais é que uma bola de gude nas mãos de Deus. Não podemos pensar nos Santos com as nossas categorias de espaço e tempo. Nossas calculadores, bússolas ou relógios. A FÉ NOS ENSINA QUE ELES ESTÃO EM DEUS, NO MISTÉRIO DE DEUS. O RESTO É FANTASIA.
O Evangelho nos fala das bem aventuranças. Podemos concluir esta reflexão dizendo que os Santos são os homens e as mulheres das bem-aventuranças, aqueles que viveram a Carta Magna do Cristianismo, a Constituição do Reino e Deus. Uma Constituição estranha que chama bem aventurados os pobres de espírito, os aflitos, os mansos, aqueles que têm fome e sede de justiça, os operadores de justiça, os que trabalham pela paz.
A liturgia de hoje é um convite a nos tornarmos santos, homens e mulheres das bem-aventuranças no meio de nossos irmãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário