sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dois assunto (Gélio Fregapani).


Opiniões diferentes sobre a Democracia

- de Winston Churchill
A Democracia é a pior forma de governo, com exceção das outras formas   

 - de Milor Fernandes
 Democracia é quando eu mando em você
Ditadura é quando você manda em mim

 -  de Alexander Tyler, (professor de história na Universidade escocesa de Edimburgo)
"A democracia é sempre de natureza temporária; Ela não existe como forma permanente de governo, permanecerá apenas até o momento em que os eleitores descobrem que podem beneficiar-se de generosas doações do tesouro público. Daí em diante, a maioria escolherá os candidatos que prometem o máximo de benefícios a partir do erário público e como consequencia a democracia entrará em colapso por casa da política fiscal frouxa e será sempre seguida por uma ditadura. "

 

 Os EUA e o mundo

Desde o final da Guerra Fria os EUA detêm tal supremacia militar que lhes permite não ter escrúpulos em defesa de seus interesses. Isto não é novidade na História, quem tem o poderio de um Império Romano costuma agir como um Império Romano. Entretanto, nos próprios EUA se ouvem alertas de que esse rumo é insensato e que estariam sendo vistos como um Estado criminoso e até mesmo como "a grande ameaça externa às suas sociedades".

Um novo cenário global vislumbra, se não uma redução do poderio dos EUA, ao menos a consolidação de outros centros de poder. Outros países desenvolverão armas nucleares próprias ou exigirão sua destruição total, pondo limites no poder absoluto norte-americano, até agora isento de seguir as normas que impõe aos outros.

A relativa ausência de notícias pode indicar que os EUA desistiram de interferir diretamente na Síria ou mesmo de atacar o Irã. Ainda é cedo para saber se é uma mudança de mentalidade ou o sinal de um maior equilíbrio de força .

Que Deus oriente o nosso País
Gelio Fregapani

Nenhum comentário:

Postar um comentário