terça-feira, 23 de outubro de 2012

A DESERTIFICAÇÃO DA FÉ


"A desertificação da fé é o vazio que se difundiu"
Aberto em Palestrina, Itália, o ano da fé diocesano
Por Paulo Schiavella
PALESTRINA, segunda-feira, 22 de outubro de 2012 (ZENIT.org) - O Ano da Fé proclamado pelo Papa Bento XVI foi aberto oficialmente nesta diocese italiana, na noite de sábado, 13 de outubro, na  Catedral de Sant'Agapito com uma solene e animada celebração solene presidida pelo bispo de Palestrina, Mons. Domenico Sigalini, e por muitos dos fiéis de toda a diocese.
"Estamos reunidos na Igreja Matriz de nossa diocese - anunciou o leitor na introdução - para viver uma solene Vigília de Oração pela abertura do Ano da Fé, anunciado pelo Papa Bento XVI”.
"Nesta Vigília com sabor não propriamente litúrgico – comentou o mesmo leitor – nos deixaremos guiar por alguns sinais que desejamos viver para reviver no nosso coração o dom preciosíssimo da Fé”.
Depois do qual a vigília foi caracterizada por momentos intensos como aquele da invocação do Espírito ou aquele da Memória do Batismo, “do qual nasce a nossa Fé e a Fé de todos os cristãos” como também aquele da Aspersão de tal forma que “cada um de nós formando filas ordenadas banhará a cabeça com água bena e se persignará fazendo sobre si mesmo o sinal da Cruz”.
O Ano da Fé Prenestine encontrou sua própria inspiração em Sant'Agapito, na origem da mesma diocese. "Junto a nós, o dom da Fé desta Igreja, - explicou o leitor - foi fecundado pelo martírio do jovem Agapito que, no 274 d.C., foi decapitado nesta cidade por se manter fiel aos compromissos do seu Batismo”. Do Santo Patrono da diocese, na tarde do sábado, 13 de outubro, se colocou à veneração dos fieis uma relíquia.
"A desertificação da Fé - disse Mons. Sigalini - é o vazio que se espalhou. Deste deserto podemos redescobrir a importância de crer. No deserto precisamos de pessoas de fé que com a sua vida indiquem o caminho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário