Evangelho do 7º Domingo do T. Comum – Mc 2, 1-12
( P. Antenor)
Hoje apresentam a Jesus um paralítico que aparece descendo do teto de uma casa. O Senhor cura-o e lhe dá a saúde. Marcos quer nos dizer que Jesus é o Filho de Deus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem: cura os males humanos e nos transforma os corações.
1ª Leit – O Deus da Aliança renova com o povo ingrato sua promessa de perdão e amizade. Prenuncia uma novidade, o aparecimento do Libertador.
2ª Leit – S. Paulo chama a atenção dos cristãos de Corinto para a coerência. Eles não devem oscilar entre o sim e o não. Devem dizer sempre AMÉM, palavra hebraica que significa SIM.
Evangelho – Cafarnaum era a terra de Pedro. O teto das casas era feito de palha e barro e apresentava uma abertura, onde se podia dormir, quando o calor era muito forte. Através daquele buraco desceram um paralítico e puseram-no diante do Mestre. Jesus ao notar a fé daqueles homens, de imediato cura o enfermo.
Marcos escreve seu Evangelho para provar a divindade de Cristo, que Ele é o Filho de Deus. Quem lê atentamente seu livro percebe paulatinamente essa verdade: Cristo não é só o Filho de Deus, mas é tb homem. E ainda, que Deus é misericórdia.
Eis como Marcos nos leva a descobrir quem é Jesus:
1. Nas primeiras páginas, pregando na Sinagoga de Cafarnaum, vemos um Jesus que apresenta uma doutrina própria, não a expõe como os escribas que são simples transmissores, mas com autoridade própria.
2. Jesus tem poderes sobre a Natureza, até sobre os maus espíritos.
3. Tem tb o poder de perdoar os pecados.
4. Mc nos mostra um Jesus tb humano. [ Ele se alimenta, tem sentimentos humanos, inclina-se sobre os doentes, necessitados, perseguidos].
5. Finalmente o evangelista nos mostra em Jesus o rosto de Deus, sua misericórdia, sua determinação de levar adiante o projeto de Deus sobre o homem, mesmo respeitando sua liberdade. Jesus perdoa os pecados, esquece, muda os corações, transforma a vida das pessoas.
Marcos nos leva a crer que Jesus é o Filho de Deus, que perdoa os pecados, restaura o projeto do Reino, lembrando-nos que somos filhos e irmãos e que Deus é nosso Pai.
Gostei do comentário. É bom sempre lembrar que Deus é nosso Pai e Jesus nosso irmão e que Ele nos ama muito e é capaz de fazer maravilhas em nome desse amor, basta acreditarmos e sermos dignos de receber a graça.
ResponderExcluir