quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Repasso o artigo

SOLUÇÃO DA CRISE PELOS EUA: ADOTARÃO NOVA GUERRA MUNDIAL?

Ao ler o artigo a seguir transcrito, vieram-me preocupações. O medo de a crise dos EUA perdurar é ver ressurgir o vício que os norte-americanos já há muito se impregnaram.

Por conta de bem sucedidos exemplos passados, em que o engajamento em guerras, por eles provocadas ou não, serviu como principal estímulo à expansão do seu complexo industrial-militar cada vez mais gigantesco, da sua tecnologia que agregou valor a todos os seus produtos civis, e ao crescimento de sua economia em geral e do seu poder no mundo, há risco de, em futuro próximo, ser provocada nova grande guerra mundial. É dedução extremada, precipitada. Eu sei. Porém, o passado dos EUA dá respaldo a esse prognóstico sombrio.

Por exemplo, a crise de 1929 foi se arrastando, com altos e baixos e somente foi suplantada pelos Estados Unidos pelo impulso da 2ª Guerra Mundial a partir de 1939. Outras guerras posteriores, como a do Iraque e Afeganistão, foram criadas e conduzidas levando em conta explícitos e estranhos pretextos muito duvidosos (como o 11 de setembro) e a mesma motivação econômica e geopolítica oculta
].

Nenhum comentário:

Postar um comentário