sábado, 14 de janeiro de 2012

Evangelho do dia 15 de Dezembro, 2012


Evangelho do 2º Domingo durante o ano

 [ Condensado de Enzo Bianco por Antenor de Andrade]

Tema central: o encontro com Jesus. A experiência do encontro dos discípulos com Jesus foi tão entusiasmante que eles passaram a ser seus missionários.

Hoje o Evangelho mostra-nos Jesus que um dia depois de seu batismo chama seus primeiros colaboradores: João, André e Pedro. É o momento em que Ele dá início ao movimento de pessoas que futuramente formarão a Igreja. Nós fazemos parte deste grupo.

1ª Leitura (1 Sam 3, 3b-10.19): fala sobre a história simples e poética da chamada de Samuel para a missão de profeta. A aceitação imediata de Samuel do plano de Deus faz dele um dos protagonistas da história dos judeus.

2ª Leitura (1 Cor 6, 13c-15ª. 17-20): S. Paulo explica à comunidade de Corinto a visão cristã do corpo, sua dignidade. Devemos ter um grande respeito por ele, pois somos  membros do Corpo Místico de X.to, templos do Espírito Santo. Nosso destino é a Ressurreição.

Evangelho (Jo 1, 35-42)
O que no Evangelho de hoje aconteceu com João, André e Pedro, de certo modo ocorreu tb com cada um de nós. João Batista indicou a presença de Jesus: eis o Cordeiro de Deus. Para nós foram nossos padrinhos e madrinhas que nos apresentaram Jesus, que nos fizeram Cristãos.

Alguns pontos de reflexão

Eis o Cordeiro de Deus
Esta expressão tão conhecida pelos Israelitas lembra a história religiosa deles. O Cordeiro era a oferecido a Deus, segundo a Lei de Moisés, como expiação dos pecados. Era a vítima inocente que com seu sangue reconciliava o povo com Deus.
O sacrifício do Cordeiro estava sobretodo ligado à Páscoa dos Ebreus que celebravam a libertação do Egito. Todos os anos as familias recordavam aquele episódio, imolando e consumindo um cordeiro. Era  rito da Páscoa hebraica, celebrado ainda hoje.
O Batista agora dizia que o único cordeiro que salva é o Cordeiro de Deus e não o de Moisés. Começava uma nova e definitiva história para a humanidade.

Os discípulos do Batista logo o deixaram e seguiram Jesus.
Chamaram-no Mestre e se consideraram seus discípulos, permanecendo sempre com Ele em sua Escola.

Jesus era um Mestre especial
Os outros mestres explicavam doutrinas que não eram deles.  Jesus tinha uma doctrina própria. O povo logo percebeu e dizia: Ele fala como um que tem autoridade, ensina com a  própria vida.
Aprendei de mim que sou manso e humilde coração. Eu vos dei o exemplo, para que façais como eu faço.

Os discípulos de J. Batista que passam a seguir Jesus são os primeiros a formarem a Igreja, o Reino de Deus.
Permanecem na Escola do Mestre e após Jesus voltar para o Pai, os discípulos são aqueles que continuam o seu testemunho, sua obra redentora. Ide e pregai a toda criatura, ordenou o Senhor.

Também nós fazemos parte deste mecanismo
Nós Cristãos continuamos esse discipulado, aumentando o Reino de Deus. Devemos ser os portadores de sua Luz, com nossa palavra, com nosso testemunho.

·      A obra do Mestre não consiste em encher um recipiente, mas em acender uma chama [Plutarco, escritor romano].
·      Em cada instante de nossa vida, nós podemos ser um argumento pró ou contra Jesus Cristo [René Bazin, romancista francês]
·      Não devemos ser apenas crentes, mas credíveis [L`Abbé Pierre].
·      Não precisaríamos da Bíblia, se fôssemos realmente suas testemunhas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário