segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mulheres redesenhando o futuro


Chegam as Web Wired Woman
Mulheres que redesenham o futuro com Curso em Comunicação e Novas Mídias
ROMA, quinta-feira, 19 de  janeiro de 2012 (ZENIT.org) .- Ouvimo-lo em todas partes: as mulheres são o melhor investimento para o futuro. O temos visto tanto nos países em via de desenvolvimento, onde as mulheres com micro-créditos são capazes de transformar a sorte de uma aldeia, como no Ocidente evoluido e instruido, onde sempre mais, a mulheres são os agentes mais importantes da mudança em âmbito educativo, voluntariado, industrial e político. Hoje, um exemplo importante de mudança feminina o encontramos no mundo cada vez mais extraordinário da web.
Onde? Não na Silicon Valley ou na Bangalore, mas em Roma, na cidade eterna, às vezes um pouco adormecida, e fato ainda mais notável, dentro da Igreja Católica. São as mulheres que responderam de uma forma mais concreta o Papa Bento XVI, que em muitas cartas e exortações apostólicas, e especialmente nas diretrizes para o próximo Sínodo dos Bispos de 2012, convida a Igreja a se abrir para as novas linguagens no mundo digital.
Sãs as WWW (Web Wired Women) do Instituto da Mulher do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum. Contactaram diretamente os gigantes do mundo digital: Google, Microsoft e Facebook e pediram-lhes para ajudá-las a formar um primeiro grupo de pessoas que saibam usar a web com um novo humanismo, capaz de conjugar tecnologia, empreendedorismo e valores humanos.
E para sua grande surpresa, os gigantes responderam com entusiasmo.
Google, Microsoft e Facebook precisam de Usuários responsáveis para garantir que a web seja um meio útil para partilhar o conhecimento de uma maneira confiável e, ao mesmo tempo para permitir a cada ser humano poder acessar as oportunidades sociais e comerciais da rede, de modo transparente e ético.
Fortalecer-se no digital é de grandíssima importância estratégica se quisermos dialogar com o mundo global e estar presentes nos areópagos digitais para compartilhar idéias, fé, sentimentos, mudanças, esperanças, desafios.
E eis aqui que nasce o primeiro Curso Master em Comunicação e Novas Mídias, em colaboração com  Google. Será ministrado numa Universidade Pontifícia com a participação do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, com a intenção de formar os novos comunicadores de idéias e os futuros líderes empresariais no mundo digital. Comunicação e micro-empresa, estas são as palavras-chave do Master, porque hoje é cada vez mais importante tornar-se não só comunicadores, mas também empreendedores. No atual panorama econômico e na era da sociedade digital é importante incentivar os jovens para que, com uma adequada habilidade informática, tenham a possibilidade de criar empregos que ainda não existem, e todos aqueles que decidiram trabalhar na solidariedade social, secular ou religiosa, o façam com uma abordagem comunicativa, eficaz, multimídia e também empresarial. É claro que a importância da ética e da pessoa humana na sociedade digital são o coração do Master, que reconhece no relacionamento pessoal e na verdade sobre o Homem o fundamento de um novo Humanismo no mundo digital.
Mas eis aqui os verdadeiros protagonistas do Curso Master: os professores. Entre eles, há grandes especialistas do mundo da comunicação: Alberto Contri, presidente de Publicità e Progresso, Raffaele Barberio, fundador de Key4Biz, Marco Valerio Cervellini da Polizia Postale, e, claro, as grandes indústrias da informática. Google com um curso sobre start up e ética da Web realizado pelo especialista Diego Ciulli, Giorgia Abeltino e Laura Bononcini. Roberta Cocco, Diretor da Responsabilidade Social da Microsoft na Itália, com o curso sobre como gerenciar processos de negócios no marketing digital. Facebook terá como tarefa dar um curso de social media marketing, nenhum evento, nenhuma marca, nenhuma comunicação social pode deixar de lado o network mais famoso do mundo. Para a alfabetização informática  especialistas diretamente do W3C do Tim Berners-Lee, como Orestes Signore e Raffaele Perego, que também darão um curso sobre tecnologia para pessoas com deficiência.
O Curso de Master também incide sobre a dimensão criativa do homem. Nem é preciso dizer que é inútil ser hábilíssimo com a Internet e não ter criatividade. É importante ser atraentes para atrair a atenção e aproveitar a riqueza e a novidade das novas linguagens digitais e das novas mídias. Vídeo-artistas como Silvia de Gennaro e Paolo Scoppola, diretores como Marcello Conte e especialistas da escrita criativa como Alessandro Lucchini terão a tarefa de estimular a imaginação e revelar-nos os segredos de uma comunicação que “tenha sucesso no cinema”.
Novidade absoluta para a Itália é o curso de "Captologia", disciplina fundada pela Stanford University pelo Professor BJFogg e no Curso de Master abordado pela primeira vez pela professora Maria Rita Parisi, psicoterapeuta, para refletir sobre a capacidade persuasiva e “captologica”das novas tecnologias já presentes em todas as esferas da atividade humana.
"Criar uma rede de pessoas que se esforcem por dar vida à novas realidades econômicas e sociais. Nós acreditamos num uso ético da rede, dirigido a ajudar o próximo” diz Francesca Fornari uma das fundadores da Wired Web Women.
"Esperamos encontrar mulheres que tenham o desejo de ensinar a outras mulheres o que temos aprendido e recebido e que de mulher para mulher com um espírito de solidariedade, se consiga chegar a cada ângulo da terra... este é o nosso objetivo, isto é ser uma Web Wired Woman” nos revela Giovanna Abbiati Fogliati, criadora do Curso de Master juntamente com Antonella Lancellotti.
O Master coloca à disposição 6 bolsas de estudo que serão atribuídas aos 5 candidatos considerados mais merecedores. Para enviar uma solicitação de bolsa de estudos: o prazo de inscrição para aqueles que desejam candidatar-se às bolsas de estudo é: 23 de março de 2012. Há também uma bolsa completa para o papel de tutor da sala de aula.
Os candidatos poderão enviar os seus CV, carta de apresentação e foto por e-mail para:
Istituto Superiore Studi sulla Donna (Instituto Superior de Estudos sobre a Mulher)
Via degli Aldobrandeschi, 190, Roma, Itália
Celular. 00 39. 3476564735
gabbiati@upra.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário