segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mc1, 21b-28

Comentário do Evangelho
ENSINAVA COM AUTORIDADE 
A autoridade com que Jesus falava e realizava milagres chamava a atenção das pessoas. Embora houvesse muitos mestres e se tivesse notícia de indivíduos capazes de operar prodígios, ele se distinguia de todos os demais. Não era um milagreiro qualquer, nem um rabi como tantos outros. Em que consistia a sua originalidade?

As palavras e a ações de Jesus apontavam para algo que o superava. Não correspondiam àquilo que se podia esperar de um ser humano comum. Por exemplo, o modo como se defrontava com os espíritos imundos, e os submetia destemidamente, tinha algo de insólito.

O segredo de tudo isto é que Jesus era detentor de um poder, recebido de Deus. Era o Pai mesmo quem agia por meio do Filho. Por isso, o povo percebia existir algo de especial no que ele fazia. O próprio Jesus afirmava não agir por conta própria, e sim, por iniciativa divina. Jamais dissera estar nele a fonte de seu poder. Antes, buscava sempre levar seus ouvintes e espectadores a atribuir a para Deus tudo o que viam e ouviam. As ações do Mestre eram verdadeira revelação do Pai.

Ao constatar que Jesus ensinava, com autoridade, uma doutrina nova, as pessoas podiam reconhecer, logo, a ação de Deus no meio delas. 

2 comentários:

  1. No dia 10 de janeiro de 1970, este blogueiro tornava-se por graças de Deus seu Sacerdote. OBRIGADO SENHOR PORQUE ME ESCOLHESTES SEM QUE EU TIVESSE PEDIDO. OBRIGADO PELO BEM ESPIRITUAL QUE ME PERMITISTES REALIZAR NO MEIO DE TODAS AQUELAS PESSOAS QUE ENCONTREI NESTES ANOS. QUE TODAS ELAS ESTEJAM CONTIGO NA ETERNIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo esse vídeo. Ele emociona e ao mesmo tempo causa alegria em exaltar esse GRANDE SACERDOTE!!!

    ResponderExcluir