sábado, 27 de agosto de 2011

XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM

DEUS EM NOSSA VIDA 

1. Caros irmãos/ãs, o Domingo é um dia em que nos encontramos mais fácilmente entre nós e Deus. É um momento em que podemos nos perguntar:
·      como estou vivendo em relação a Deus?
·       qual é o  seu lugar em minha vida?

O profeta Jeremias e S. Pedro que ouviremos nas leituras de hoje podem nos ajudar a responder estas interrogações.

2. A 1ª Leitura mostra-nos Jeremias se lamentando com o Senhor que o seduziu e o tirou de uma vida tranquila, normal e o encarregou de profetizar no meio de seu povo, que vivia historicamente uma situação difícil. O profeta confessa que seguiu os desejos de Deus, mas foi rejeitado e combatido pelos seus.
Sua história mostra-nos que seguir a vontade divina, colocá-la ao cenro e nossa vida  não é fácil. É ajudar Cristo a carregar sua Cruz, mas é também ressuscitar com Ele.

A 2ª Leitura é uma exortação de Paulo aos Romanos, afim de que tenham comportamentos diferentes dos pagãos. Procurem fazer a vontade do Senhor.

3. Evangelho. Certa feita alguém perguntou ao rabino Mendel Kotzk, onde Deus morava. A resposta do famoso sábio foi: Deus mora onde nós o deixamos entrar.
Lembrando esta história podemos nos perguntar se sempre abrimos nossas portas e janelas para Deus. Se gostamos de tê-Lo sempre como nosso hóspede, se O introduzimos em nossa família.

Na realidade Ele sempre está presente em nossa vida,  envolve-nos e bate frequentemente em nossa porta. O problema é que nem sempre o escutamos ou estamos dispostos a atender seu chamado. Temos nossos comromissos, estamos cansados, há algo mais importante para fazer.

Retornemos ao profeta Jeremias, um jovem israelita que viveu há 26 séculos passados. Lendo seus escritos, ele deixa transparecer que era um homem um tanto tímido, idealista e emotivo. Vemos também que sua opção por Deus estava acima de qualquer outra escolha. Sentindo-se chamado a ajudar, a guiar e formar seu povo empenhou-se na missão com todas as suas capacidades, denunciando os erros, as violências, as perseguições, as falcatruas dos chefes políticos e religiosos de Israel. Terminou sendo preso e exilado com povo  na Babilônia.
No entanto, não renuncia à sua missão, não foge das  dificudades, permanecendo fiel ao seu Deus por cerca de 40 anos.
O exemplo de Jeremias é ainda atual para os cristãos de nosso tempo. Quem quer ser fiel a Deus, ao seu chamado enfrenta  ainda hoje sacrificios e renúncias.

O Evangelho mostra-nos que a atitude de Jesus é ainda mais radical. Seu comportamento diante do Pai foi de tal modo surpreendente  e incompreensivel que Pedro e os demais Apóstolos não entenderam nem quiseram aceitar seu projeto, menos ainda condividi-lo.
Jesus ao explicar o plano do Pai assumido e cumprido por Ele, mostra também que  sua missão foi árdua e que  foi rejeitada por muitos a começar pelos chefes do povo. Ele mesmo será preso e condenado à morte. O Pai no entanto, reconhecerá sua fidelidade e o ressuscitará.

Sua vida entre os homens é o máximo exemplo de como  se coloca Deus no centro de tudo.
Pedro e os Apóstolos que tinham deixado tudo para seguí-Lo  não entendem seu discurso. No entanto, pouco a pouco compreenderão a mensagem e a assumirão,  tornando-se os alicerces da Igreja. Cristo torna-se o centro de suas vidas de tal modo que o seguem também na perseguição e no martírio. Como Jeremias suas vidas tornam-se centradas na pessoa do Senhor, não importando o que lhes possa acontecer.
A lição que a liturgia de hoje nos apresenta, através dos exemplos de Jeremias e Pedro é um convite aos cristãos para fazermos o mesmo. Deixarmos que o Senhor entre pela nossa porta e permaneça conosco em nossa casa. Juntos com Ele poderemos caminhar pela estrada do Calvário, mas também chegaremos com Ele à ressurreição.
Pe.  Antenor de Andrade.



2 comentários:

  1. Texto maravilhoso e revelador da tarefa grandiosa, porém cheia de obstáculos que uma vez que façamos opção por aceitar Jesus na nossa vida e dissermos sim, quanto a colaborar com a obra cristã trilharemos por caminhos nada fáceis, teremos que fazer sacrifícios. Mas, na certeza de que estamos fazendo o certo. Esse blog está me resgatando para a igreja. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Tenho notado pelas suas postagens que você uma lider. Nós não podemos esconder nossos talentos. Lance as redes para o mar alto e vamos juntos com outros pescadores trabalhar pelo Reino. O Senhor quando descobre que temos boa vontade, dá-nos coragem e faz milagres em nós. Ficamos aturdidos com suas agradáveis surpresas.

    ResponderExcluir