quinta-feira, 25 de agosto de 2011

RIO AMAZONAS CORRE SOBRE OUTRO RIO

Córrego subterrâneo é descoberto embaixo do rio Amazonas

Foto: Divulgação
Foram encontradas evidências de um rio subterrâneo com seis mil quilômetros de extensão que corre sob o Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros. As informações foram passadas pelo Observatório Nacional (ON), após descoberta de seus pesquisadores.
Tanto o rio subterrâneo quanto o superior correm com mesmo sentido e fluxo, mas divergem na velocidade. As águas do Amazonas chegam a dois metros por segundo enquanto no fluxo subterrâneo a estimativa é de 10 a 100 metros por ano. Na largura, o Amazonas fica entre 1 a 100 quilômetros, enquanto a corrente subterrânea varia de 200 a 400 quilômetros.
A temperatura também é um fator que diverge ente os rios e foi decisiva para a nova descoberta. A mudança se dá por fluidos que se locomovem por meios porosos do canal. Estudos de calor feitos em 241 poços profundos distintos na região, perfurados nas décadas de 70 e 80 pela Petrobras, ajudaram na descoberta feita pelos cientistas Valiya Hamza, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, e a professora Elizabeth Tavares Pimentel, da Universidade Federal do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário