segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O IDOSO


Quem falou que idoso não serve para nada?

qui, out 1, 2009
AnciãoGente, o mundo da ficando velho, idoso mesmo. Hoje, a expectativa de vida ultrapassa os 65 de uma estimativa feita há mais ou menos 10 anos.
Na Europa, alguns países incentivam (financeiramente) casais a terem mais de um filho, até porque a economia fica prejudicada: quem vai trabalhar? Quem vai produzir? Quem vai gerenciar? Quem vai substituir os cérebros (cansados) e necessitados de férias?
Hoje eu ouvi uma outra reportagem (claro que é no Brasil) que os idosos estão voltando ao mercado de trabalho. A maioria por necessidade financeira (aposentadoria de salário mínimo não paga nem os remédios), mas tem gente voltando também porque o país é jovem, mal formado, mal informado e com mão-de-obra pouco especializada.
Nos EUA, as pessoas que tem mais idade são consideradas mais experientes e tem um valor diferenciado. No Brasil, o idoso é alguém que só ocupa os lugares cor de laranja, ficam em fila das farmácias populares e andam devagar nas ruas, atrapalhando um corre-corre da moçada indo para o trabalho. Os projetos sociais ainda são precários e em número reduzido, o que faz com que muitos dos idosos no nosso país sejam considerados incapazes e improdutivos.
Ok, ok! Eu to indo para lá também. Mas vamos falar um pouco de idosos na Bíblia. OPA!!! Eles eram respeitados (presbítero, por exemplo, era um ancião). O ancião era ouvido, tinha palavra de peso e era considerado um sábio, como podemos verificar em alguma referências abaixo:
O ancião era honrado. Levíticos 19:32 – “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.”  1Samuel 28:14 – “E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou. “
O ancião tinha poder. Isaías 3:2 – “O poderoso, e o homem de guerra, o juiz, e o profeta, e o adivinho, e o ancião.
O ancião era admirado. Daniel  7:9 – “Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente.“
O ancião era considerado como um juiz. Daniel 7:22 – “Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino.”
Lá em casa, quando a minha mãe fala (e ela á uma senhora idosa) eu fico quieta, mesmo que o meu vulcão emocional queira lançar lava fervente sobre ela. Mas eu devo ouvi-la e respeitá-la, para que, um dia, eu mereça da minha filha e da sociedade o mesmo respeito que dou a ela

Nenhum comentário:

Postar um comentário