sábado, 12 de novembro de 2011

RETALHOS...Com os índios Yanomami em S. Gabriel da Cachoeira, AM

Em 2001, vim realizar umas pesquisas sobre os salesianos, na Diocese de São Gabriel da Cachoeira no Alto Rio Negro. O bispo então era Dom Walter, sdb. A foto é na sede da Diocese.
Cachoeiras do Rio Negro em S. Gabriel da Cachoeira.

Naquela noite havia festa entre os índios Yanomami. Aceitei o convite para participar. Muito interessante. Povo amigo. Ganhei um chapeu de uma índia e um guri prá segurar.


Jovens Yanomami
Muitas cores e danças.
Barracas em meio às árvores.
Muita alegria no meio daquele povo.



Tomar cerveja com caças da região da mata amazônica ou peixe do Rio Negro, era o momento.Não fiquei por muito tempo na festa. Naquele dia tinha viajado algumas horas sobre os rios e florestas amazônicos.





Homens e mulheres de todas as idades se divertiam.

Há alguns quilômetros da fronteira com a Venezuela. ATÉ AQUI A VISITA A SÃO. GABRIEL DA CACHOEIRA, AMAZONAS.


PEREGRINAÇÃO A N. SRA. DE LORETO, ANCONA, ITÁLIA. Vejo o clipe que postei neste 
Blog.

Esta é a Casa de N. Sra, que segundo uma tradição foi transportada pelos anjos de Nazaré para Loreto. Por isso N. Sra de Loreto é a padroeira dos aviadores. Sua festa é no dia 10 de dezembro, Ela é minha Santa preferida, pois no seu dia também faço aniversário. Historiadores afirmam que a Casa de Maria foi transportada para a Itália pela família De Angelis, depois que os Cruzados retornaram da Palestina

Rio Jordão perto do Lago de Tiberíades. Saquei a fota de dentro do ônibus.


Nascente do Rio Jordão. Jesus foi batizado neste rio.

5 comentários:

  1. Meu amigo, você tem coragem de mamar em onça, kakakakaka!!! Não teve medo dos índios yanomami colocarem você na panela e te devorarem? Ou então, servirem feito churrasco, de preferência mal passado. Dizem que a carne humana é a mais gostosa de todas.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal deve ter sido essa experiencia com os índios. Tenho vontade de conhecer uma aldeia indígena. Poderia relatar como foi a experiência, a comunicação entre vocês... Pode ser um pequeno texto pra matar a nossa curiosidade. A mídia mente tanto pra gente acerca dos índios que gostaria de uma opinião confiável.

    ResponderExcluir
  3. Pedro aquele grupo de índios já está civilizado. Já são vários anos que nós os Salesianos trabalhamos com eles. Inclusive falam português e alguns dos Salesianos também falam Yanomami. Inicialmente, para angariar a amizade, dá-se presentes, como espelhos, facas, machados, enxadas, coisas práticas que servem para os trabalhos do campo, mata ou rios. A gente deve aceitar o que eles nós oferecem. Formigas, tapurus de madeira, carnes de caças sem sal, peixes e tantas outras coisas, por vezes repugnantes. Carne de macaco é para eles um manjá. O índio é muito desconfiado, depois que se torna amigo dá lição ao branco.

    ResponderExcluir
  4. Nos vinte dias de curso bíblico na Palestina em alguns momentos não podemos sair da residência pois nas ruas reinava a Intifada. Guerra entre Palestinos e Judeus, você também poderia levar uma bala, pedrada ou qualquer coisa semelhante. Todos os dias quando viajávamos de Cremisan na Jordânia, a Jerusalém, passávamos em um dos campos de concentração para palestinos.

    ResponderExcluir
  5. os indios e muito legal tinha vontade de conhecer uma aldia sim por gue nao seria uma esperiencia incrivel

    ResponderExcluir