CRISTO, REI DO UNIVERSO (20/11/2011)
Festa recente, 1925. Pio XI.
O que o Papa queria com esta comemoração?
· Rei, no séc. XX era uma palavra impopular, politicamente incorreta. Ele poderia ter escolhido outra denominação: Cristo profeta, servo, curador, pregador…
O Papa está respondendo às necesidades do seu e nosso tempo. Na época a Europa estava sendo varrida por uma série de ditaduras totalitarias: maxismo, nazismo fascismo, gerando inquietudes, ondas revolucionárias, até mesmo nos meios católicos.
Pio XI apresenta rês motivos em sua Encíclica Quas prima.
1. atestar que a Igreja é livre diante do Estado ( a liberdade religiosa). Jamais se subjugará o poder temporal. Ela é divino-humana. Formada por homens, mas fundada por um Deus que a assiste.
2. Cristo continua sendo o Rei de todos os povos. Não somos deuses, levantando-nos soberbamente contran nosso Criador. É o pecado de Adão que continua entre nós. Não podemos aquí n na terra constriur um reino dos homens, sem Deus, sem Cristo.
3. Sua Santidade deseja em 3º lugar recordar aos fiéis cristãos que o Reino de Cristo nos torna capazes de dar testemunhos de N. Senhor Jesus Cristo, até às últimas consequencias.
A Festa de Cristo Rei recorda-nos, por conseguinte, a todos nós estas verdades que devem sempre acompanhar a vida de todo seguidor de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário