quarta-feira, 26 de outubro de 2011

EVANGELHO DO DIA 26 DE OUTUBRO

  • Verde. 4ª-feira da 30ª Semana Tempo Comum 
Evangelho – Lc 13,22-30
Virão do oriente e do ocidente, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 13,22-30
Naquele tempo: 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: ’Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?’ Jesus respondeu: 24′Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: `Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: `Não sei de onde sois.’ 26Então começareis a dizer: `Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: `Não sei de onde sois. 
Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’  28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.’ Palavra da Salvação.
Reflexão – Lc 13, 22-30
A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.
(Fonte: www.cnbb.org.br)

7 comentários:

  1. Quero que Deus toque o meu coração. Eu sou fascinada pelas coisas do mundo. Porém, sinto vergonha desse sentimento. Quisera ter prazer junto a tarefas religiosas. Ainda não conseguir estabelecer uma relação próxima da igreja. É sinto-me infeliz muitas vezes, falta-me algo. Não quero viver muito, a vida pra mim não tem sentido.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de lhe ajudar a encontrar o coração de Deus, tocá-Lo e ficar sempre com Ele. Podemos ter muitos amigos, abraçar muitos prazeres, até lícitos, mas a Fonte de todo Amor, de todo Prazer, de toda a nossa Felicidade é e será sempre Ele. Lembra do que dizia um dos maiores santos da Igreja, S. Agostinho: "meu coração vive inquieto e não descansará, enquanto não repousar em Ti. Essa inquietude porém não deve ser motivo para vivermos macambúsios, tristes, sem rumo ou mergulhados nas coisas do terra-a-terra. Elas por um momento, até podem nos satisfazer, mas são sempre e todas efêmeras, como as nuvens que passam sobre nossas cabeças, vão embora e não mais voltam.
    Não se deixe envolver pelo passageiro. Lembre-se que somos romeiros, caminhamos do tempo para a eternidade, onde encontraremos tudo que preencherá nossa existencia.

    Tire da cabeça a idéia negativa e nada construtiva de "não querer viver muito, de que a vida não tem sentido". Deus nos criou por amor e nos deu uma tarefa a realizarmos. Temos tantas coisas neste mundo que nos falam D`Ele. Basta que saibamos ler o livro da Natureza.
    Se julgar que minhas idéias possam trazer-lhe mais fé em Deus e na vida, não tenha receio de conversar. Tenho conversado muito com pessoas de todas as idades e até de nações diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Betania li o teu comentário e quero dizer que todos nós passamos por crises existenciais, porém, estas tendem a ser passageiras. O vazio que sentes certamente é devido a falta de Deus no teu coração. E uma das formas de nos aproximarmos de Deus e exercendo a caridade junto ao próximo, ao nosso irmão. Recomendo que procure ajudar numa pastoral da igreja ou num lugar que ajude crianças, adolescentes, idosos... Procure creches, clínicas que cuidam de drogados, asilos... Enfim, siga o conselho de Dom Bosco que é doação. Uma das frases de Dom Bosco que mais gosto é a que diz: Deus nos criou para os outros. Não existe nada mais prazeroso que fazer o bem, entregar-se em prol da melhoria do outro, senão da coletividade. Faça o bem, que certamente esse vazio será preenchido rapidinho.

    ResponderExcluir
  4. Desconheço o problema pelo que tem passado. Porém, quero dizer que viver vale a pena, SEMPRE!!! Perdi um irmão a pouco tempo, minha família está arrasada. Era o caçula, tinha 19 anos. Ele consumia drogas e ficava louco, por vezes destruiu nossa casa, procurando dinheiro para comprar drogas e sei lá o que mais... Internamos, ele fugiu. Roubou, foi preso, apanhou bastante... Tiramos ele da prisão, pouco tempo depois, o mataram. Motivo: acerto de dívidas por traficantes. Minha mãe e meu pai tiveram três filhos, criaram igualmente, porém, o Lucas era diferente, sempre teve comportamento arredio, era muito difícil o relacionamento com ele. Porém, o amávamos e tentamos tudo. Nos doamos na tentativa de ajudá-lo e nunca, por nenhum momento, perdemos a fé em Deus em buscar ajuda na igreja. Jesus Cristo está presente nos nossos corações e é ELE que está nos ajudando a superar a dor da perda do nosso irmão. Nossa fé permanece em Jesus Cristo. Não desista de sua vida Betania, dê a volta por cima e busque doar-se, ajudar as pessoas. Você precisa preencher o vazio e nada melhor que amar e ajudar o próximo, por meio dessa ação, JESUS se fará presente na sua vida, preenchedo o vazio. Reze por mim e por minha família.

    ResponderExcluir
  5. Deus é capaz (Vida Reluz)
    Betania procura essa música na internet.
    É a minha preferida. Escuta, tenho certeza que você vai gostar.


    Deus é capaz de transformar tua vida
    O impossível Ele fará porque és precioso aos Seus olhos
    E se tiveres a coragem e a loucura de acreditar
    Então irás provar que Ele pode muito mais
    Deus é capaz de trocar reinos por ti
    Abre mares para que possas atravessar
    E se preciso fosse daria novamente a vida por ti
    Deus só não é capaz de deixar de te amar
    É preciso crer e se entregar sem medo
    Ele nunca vai tirar a tua liberdade se não queres
    Mas se te entregas sem reservas tua vida se transformará
    Então irás provar que Ele pode muito mais...

    ResponderExcluir
  6. DEUS NUNCA NOS DÁ CARGAS MAIORES DO QUE PODEMOS SUPORTAR.
    Deus é um Deus amoroso e misericordioso. Ele conhece a nossa estrutura, lembra-se que somos apenas pó e sabe o que é que podemos aguentar (Sal.103:8-14)
    Pense com carinho nos comentários postados e por favor saia dessa garota, bom mesmo é VIVER, apesar das tribulações, ainda assim, VIVER vale a pena.

    ResponderExcluir
  7. Um dia, um burro caiu num poço e não conseguia sair dali. O animal, em desespero, chorou fortemente durante horas, enquanto o seu dono pensava no que fazer. Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: já que o burro estava muito velho e que o poço precisaria de ser tapado de alguma forma por estar seco então assim o faria, portanto, não valia a pena esforçar-se para tirar o pobre animal de dentro do poço.


    Chamou então os seus vizinhos para o ajudar a enterrar o burro vivo. Cada um deles pegou uma pá e começou a atirar terra para dentro do poço. O burro, entendendo o que estavam a fazer, chorou desesperadamente, um choro assustado, de quem via o fim se aproximar, um choro de morte. Até que, passado um momento, o burro pareceu ficar mais calmo. O camponês olhou para o fundo do poço e ficou surpreendido com a situação. A cada pá de terra que caía o burro sacudia-a, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão. Assim, em pouco tempo, todos viram como o burro conseguiu chegar até ao topo do poço, passar por cima da borda e sair dali, livrando-se da morte.


    A vida vai atirar muita terra para cima de ti. Principalmente se já estiveres dentro de um poço. Cada um dos nossos problemas pode ser um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos buracos mais profundos se não nos dermos por vencidos. Usa a terra que te atiram para seguir em frente!


    O burro, apesar do nome, é um animal esperto, aproveitou-se da situação adversa e usou o que lhe mataria para salvar-se. Portanto, não se entregue, lute, não desista, use os obstáculos para construir a sua escada.

    ResponderExcluir