quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS


OS CRISTÃOS CALUNIADOS E O MARTÍRIO[1]
( P. Antenor de Andrade)

As calúnias, as maledicências, os disse-que-disse sempre acompanharam a vida humana. É o que aconteceu e sempre mais infamantes e hediondos contra os primeiros Cristãos. A opinião pública e até mesmo os homens cultos conseguiram levantar as massas que revoltadas e sequiosas de sangue passaram  a perseguir, maltratar, assassinar os seguidores do pregador galileu.

A comunhão com o Corpo e o Sangue de Cristo, passou a ser vista como uma antropofagia, um infanticídio ritual.
Uma das calúnias afirmava que nos ritos de iniciação os Cristãos sacrificavam crianças para selarem a aliança entre si. Estes ritos, diziam, eram absolutamente guardados em silêncio, pois todos eram cúmplices do mesmo infanticídio.
Nas reuniões noturnas - em que se celebrava a Missa ou outros atos litúrgicos - os discípulos do Senhor chamavam-se de irmãos ou irmãs e trocavam o beijo da paz. Frontão, - Mestre do Imperador Marco Aurélio e um dos grandes inimigos dos Cristãos – via naqueles encontros momentos de orgias coletivas e ocasião para práticas de incestos. Afirmava-se também que o grupo adorava um crucifixo com cabeça de burro.
Diante desses rumores partidos de altos expoentes da sociedade, logo começaram a serem designados os responsáveis pelas perseguições e flagelos. Eles são fácilmente reconhecios e culpados porque se distinguem das outras pessoas: não juram pelos deuses Baco, Ércoles ou outros ídolos. As mulheres não se sentam de modos provocantes.
Deste modo a conversão ao Cristianismo implica em aceitar, em ir de encontro do martírio. Por outro lado esta situação é considerado uma graça pelos irmãos/ãs, uma vitória sobre o mal e vinha fortificar e aumentar o numero dos que aderiam à Igreja. O martirio passou a representar a forma mais perfeita do ser Cristão. Muitos a ele se submetiam:bispos como Inácio de Antioquia, estudiosos como Justino, escravas como Blandina e numeros outros em diversos lugares do Império Romano.
O martíro significava nascimento  em Deus, transformação em Jesus Cristo.
O sangue dos mártires era semente de novos Cristãos.



[1] VEJA OS VIDEOS (CENAS MUITO FORTES) NO YOU TUBE DO BLOG: SHOPPING MISCELANEA.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário